A MAMA
Ginecomastia
Ginecomastia é o nome dado pela medicina ao caso em que um homem apresenta mamas femininas. Um problema de desregulação hormonal causa o aumento das glândulas mamárias em homens, fazendo com que a região do peitoral, mais especificamente na região dos mamilos, fique maior. A ginecomastia pode ocorrer unilateral ou bilateralmente.
Causas
Basicamente, ocorre devido a um aumento do hormônio feminino Estrogênio, ou à queda do hormônio masculino Testosterona, ou aos dois fenômenos juntos.
Em recém-nascidos=> Deve-se á presença do hormônio feminino da mãe, que passa para a criança pela amamentação. Nesses casos, a ginecomastia costuma se resolver rapidamente.
Em adolescentes=> O problema geralmente aparece por volta dos 14 anos de idade, afetando uma ou duas mamas. Nesses casos, deve-se a uma fabricação tardia da testosterona pelos testículos imaturos dos meninos, e resolve-se espontaneamente com o amadurecimento do corpo.
Em adultos ou homens ainda mais velhos=> Pode haver queda de Testosterona e/ou aumento de Estrogênio por várias causas, e em todos os casos não haverá remissão se não houver tratamento=>
1-envelhecimento simples;
2- doenças;
3-quimioterapia;
4-alcoolismo;
5-uso de hormônios esteróides anabolizantes;
6-uso proposital do estrogênio;
7-radiação;
8-tratamento do câncer de próstata;
9-algumas medicações;
10-defeitos congênitos;
11-hipertireoidismo;
12-tumores benignos da mama;
13-câncer de mama em homens.
Conseqüências
A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e esquivam-se de uma vida íntima, tornando-se solitários, anti-sociais, sedentários, esquivos, celibatários, simplesmente para esconder sua condição. Mudam seus relacionamentos, suas roupagens, seus hábitos, e tornam-se amargurados por toda a vida, podendo descambar para o uso de drogas e álcool. Sob o ponto de vista profissional, a ginecomastia pode trazer conseqüências devastadoras. O aumento das mamas em homens pode ser extremamente constrangedor, especialmente para adolescentes. Esses pacientes estão numa fase de crescimento, escolha, e afirmação de suas personalidades e tendências, momento este em que estão muito frágeis, e sujeitos a grandes alterações patológicas, inclusive na opção sexual. É nessa época que começam a sofrer grande bulling, a se verem expostos à influência de más companhias, e ao uso de drogas. Assim, a ginecomastia deve ser diagnosticada e tratada a todo custo.