O PÊNIS
O tamanho do pênis
Sejamos honestos: você gostaria que seu pênis fosse maior? Quase certamente, a resposta é sim. A preocupação com o tamanho do pênis é comum entre os homens. Essa ansiedade pode ocorrer na infância, na adolescência ou na fase adulta. Meninos freqüentemente comparam o tamanho de seus pênis com os dos outros. Piadas e brincadeiras surgem dessas comparações. Entretanto a situação muda quando há início da atividade sexual.
As queixas nos consultórios
A principal queixa nos consultórios é quanto ao tamanho do pênis. Muitos homens, com pênis de tamanho normal, acham-no pequeno por várias razões. As queixas principais são:
1-Os pênis dos outros homens são sempre maiores que o do cliente;
2-Pacientes obesos reclamam ter pênis curto:
3-A estatura do cliente e tamanho do pênis são desproporcionais entre si.
4-Flacidez peniana e ereção:
5-Dúvida quanto à aparência peniana e a satisfação da companheira.
O pênis normal
Um pênis flácido mede de 5cm a 10cm de comprimento. O tamanho durante a flacidez não determina o tamanho durante a ereção. O pênis padrão (média mundial) em ereção, mede de 12,5cm a 17,5cm (5 a 7 polegadas) no comprimento, e uma circunferência de 10cm a 12,5cm (4 a 5 polegadas). A média do brasileiro em ereção fica entre 12,5cm e 14cm (5 a 5,6 polegadas). Um recém-nascido apresenta um comprimento médio de 3,75cm (1,5 polegadas).
O pênis anormal
Uma condição rara chamada de Micro Pênis leva a um pênis ereto medindo menos de 7,5cm (3 polegadas), em indivíduo adulto, saldável, e maduro.
Causas do pênis pequeno=>
1-fator natural (familiar, genético, racial, etc): mesmo com aceitação difícil e controversa, é a principal causa para os pênis realmente menores que o padrão;
2-causas hormonais: por desordem de funcionamento dos testículos ou da hipófise, pode haver interferência no desenvolvimento do pênis, bem como de toda a genitália masculina (micro pênis, genitália ambígua, etc);
3-causas externas: traumatismos, queimaduras, cirurgia do câncer de próstata, ou doenças adquiridas (Doença de Peyronie), obesidade.
4-ilusão de que o pênis é pequeno=>
a)quando a bolsa escrotal é desproporcionalmente bem maior que o pênis, ou quando é implantada em quase todo o comprimento peniano, no chamado Escroto em Bico de Pelicano:
b)quando o púbis é protuberante por acúmulo de gordura, como ocorre nos obesos;
c)quando o prepúcio é muito grande.
5-alterações psicológicas ou psiquiátricas levam o paciente a ter certeza de que seu pênis é um micro.